terça-feira, 19 de março de 2013

Papa Francisco celebra sua primeira missa e recebe os objetos símbolos do papa


Mais de 130 delegações participaram da missa de início do pontificado. Ele também desceu do papamóvel para beijar um homem com deficiência.

Na procissão de cardeais, Francisco voltou à praça para receber os símbolos do seu ministério. O palio, uma estola em lã que representa a ovelha e o pastor, e o anel de pescador, que simboliza Pedro. O papa não quis que fosse feito de ouro.

Com o anel e o palio, o papa Francisco dá início ao seu pontificado, visto com simpatia não apenas por católicos. É grande a esperança de que ele possa fazer as reformas na igreja e de que conduza um governo que de prioridade aos mais pobres.
Duzentas mil pessoas ocupavam a praça. Cento e trinta e duas delegações, entre elas a brasileira, com a presidente Dilma Houssef. A presença do patriarca da igreja ortodoxa de Istambul foi um fato inédito.
Em um tom suave, o papa fez um sermão falando da paternidade. Homenageou São José, no seu dia, destacando qualidades do santo como a bondade e a ternura, e pediu: ‘não tenham medo da bondade e da ternura’. O papa ressaltou como é importante cuidar dos outros, do meio ambiente, dos mais pobres. Na sua plateia estavam os representantes dos países mais ricos do mundo.
Em uma referência ao seu pontificado, Francisco afirmou que qualquer poder deve ser usado como um serviço. A cerimônia foi simplificada e durou uma hora a menos do que a tradição.
O papa recebeu os cumprimentos dos chefes de estado e governo dentro da Basílica Vaticana.

Fonte: Portal G1, disponível em ( http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/03/francisco-celebra-sua-primeira-missa-e-recebe-os-objetos-simbolos-do-papa.html )

Nenhum comentário:

Postar um comentário