sexta-feira, 29 de março de 2013

Via Sacra Paroquial

Sexta-Feira da Paixão
Hoje, (29/03) somos todos convidados a reviver cada passo de Jesus em direção a sua morte. Momentos marcantes em que a dor esta estampada no rosto não só do Cristo que será crucificado mas de todos aqueles que o acompanha em sua via crúcis.

A concentração começou logo cedo, ainda antes do sol nascer já tinham fiéis esperando para este momento tão sublime. Começar o dia em oração já é um incentivo a mais para caminhar sem se preocupar com a distância, ou o cansaço que poderia nos causar, mas quando nos recordamos de todo sofrimento de Cristo, percebemos que alguns poucos quilômetros não são nada em relação ao trajeto em direção a Cruz. Todas as chibatadas sofridas por Jesus, doíam na alma de quem estava junto a Ele sofrendo cada passo de sua jornada.

De todos os momentos, o primeiro encontro de Cristo com Nossa Senhora, nos fez recordar o sofrimento dessa mãe, que concebeu o Filho do Homem sem pecado algum, para que fosse entregue a cruz com a missão de nos libertar.
Durante a encenação, alguns jovens da paróquia representaram o sofrimento de uma mãe que procurava o seu filho desaparecido, e que o encontrou de forma trágica, o filho ao qual ela procurava estava no chão de uma avenida atropelado. É triste procurar por quem amamos, e de repente encontrá-lo a beira da morte. Assim sofreu Maria ao encontrar seu filho amado prestes a crucificação.

As quedas de Jesus, nos faz perceber o quanto reclamamos das coisas que acontecem conosco, as vezes um tropeço gera uma revolta imensa que talvez, nem mesmo a gente saiba de onde vem, imagine então, quantos tropeços Jesus sofreu, e ainda sim ele quis que se cumprisse a profecia de Javé. 
Vendo o tamanho do sofrimento de Jesus o Cirineu ajuda-o a levar a cruz, diminuindo assim o peso que já desgastava o Salvador do mundo. Em nossa vida pedimos sempre a Deus que nos ajude a carregar a nossa cruz, e Ele com uma mão amiga assim como a do Cirineu nos conforta, e ao mesmo tempo nos aconselha um caminho mais fácil para que possamos seguir nossas dificuldades com maior destreza.


Mesmo com toda informação que temos hoje, o aborto ainda é um grande monstro em nossa sociedade, mais ainda existem jovens que por medo de seus pais acabam se entregando a este mau que só vem pra lhe trazer sofrimento, agustia, dor. O convite a sexualidade transmitido pelos meios de comunicação e redes sociais além de algumas novas modalidades musicais fazem com que a vida em baladas seja um lugar não pra diversão em si, mas para encontrar alguém e se relacionar, onde acontecem que muitas jovens engravidam e não sabem o que fazer para assumir este filho que esta por vir, e as vezes tomam iniciativas vazias que podem custar caro a sua própria saúde.


 As novas modalidades musicais vem transformando a cabeça de nossos jovens, com músicas de grande apelo sexual, onde nossas meninas e meninos estão se perdendo a tal desvalorização de seu próprio corpo como foi demonstrado pelos jovens de Conjuntos.

As vezes até pela falta de informação as crianças se deixam levar pelo ritmo e quando menos se espera já estão querendo imitar os mais velhos deixando de lado sua inocência e agindo como pessoas mundanas que não conhecem a Cristo, esta mensagem foi passada através de um jovem que lhes mostrou o caminho da verdade durante a encenação.

Talvez um dos momentos mais emocionantes de nossa via-sacra foi quando Verônica (interpretada por Elma) enxuga o rosto do Senhor, com lágrimas na voz o cântico tocou fundo em nossos corações e deixou emocionados todos que tiveram o privilégio de escuta-lo. Assistam o vídeo.


 Mesmo sabendo que a morte já se aproximava, Jesus ainda tinha forças para consolar as mulheres que choravam ao encontrá-lo.


Com a dor das filhas de jerusalém, fomos convidados a recordar do incêndio na Boate Kiss em Santa Maria, que tirou a vida de 241 pessoas, a grande maioria jovens, no início de sua carreira profissional, jovens que tinham acabado de ingressar na faculdade em busca de melhorias para sua vida, e que foram retirados seus sonhos de forma que eles não tinham como escapar.

Rezemos pela alma destes e de outros jovens que perderam sua vida de forma trágica, seja na boate Kiss, ou no trânsito, nas drogas, ou em qualquer ambiente que seja.


 O tráfico de pessoas por mais fictício que pareça ser, é um mau que realmente está presente em nossa sociedade, nossas jovens principalmente, devem ficar atentas a certas propostas que prometem mudar a vida das pessoas instantaneamente, sem saber elas o que pode esta esperando mais adiante. Não quer dizer que todas as agências de moda que levam garotas ao exterior são de traficantes, mas devemos ter cuidado com as pessoas que podem vir a fazer tal convite.

Em nossa via sacra de hoje, a jovem Janefy viveu uma aliciadora, onde convenceu uma bela jovem a viajar com ela em troca de dinheiro fácil e salário em dólares, sem saber essa jovem que o que a esperava na verdade não era um mar de rosas como o oferecido, e sim uma vida difícil de prostituição, submissão e maus tratos, onde diversas brasileiras vivem desse mau, e não sabem como, ou não conseguem denunciar seu aliciadores pela dificuldade imposta por eles.

Sabemos também que o tráfico humano não é apenas para escravização sexual, se da também no roubo de crianças para serem adotadas no exterior, são traficados para outros tipos de trabalho escravo, ou até para o roubo de órgãos.

Mesmo debaixo do sol forte, ainda sim as mulheres que acompanhavam a procissão mostraram sua força levando a cruz por alguns momentos, como prova de fé e devoção ao Salvador das nações, o rei dos Judeus, o nosso rei Jesus.


Graças a Deus, foi grande a presença dos fiéis que acompanharam a procissão, todos com o mesmo objetivo de adorar Cristo que veio para nos salvar e morreu na cruz por nós, todos estes fiéis católicos, mostram como é importante recordar os passos de Jesus nesse tríduo pascal, para assim sentir nem que seja de forma simbólica o peso da cruz.



Jesus é pregado na cruz 




Jesus então solta o seu último suspiro e morre na cruz para ser cumprido todas as profecias


Como recordação da vida foi encenado a dor de uma mãe que perdeu o filho violentamente assassinado após um assalto, o sofrimento dessa mãe é comparado ao sofrimento de Maria, que chora aos pés da cruz por seu filho morto.

Finalmente, Jesus é descido da cruz, e Maria chora com seu filho nos braços, o vídeo esta disponível no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=DLMQm3Mx0uk&feature=youtu.be




 Após ser descido da cruz, Jesus é carregado ao sepulcro, onde ficará até o dia de sua ressurreição.

2 comentários:

  1. muito emocionante momentos marcantes

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras para expressar o quão emocionante foi reviver estes momentos...

    ResponderExcluir